A Federação

A História

A FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS NOS GRUPOS DO COMÉRCIO DO ESTADO DE MATO GROSSO – FEDERAÇÃO DOS COMERCIÁRIOS – foi fundada em 05 de maio de 1992, com a participação dos Sindicatos de Trabalhadores no Comercio do Estado de Mato Grosso. Obteve seu registro sindical em 15 de julho de 1992, com o nome de Federação dos Empregados no Comercio do Estado de Mato Grosso. Em 16 de maio de 1995, teve seu nome alterado para Federação dos Empregados nos Grupos do Comércio do Estado de Mato Grosso.

A Federação nasceu com a participação dos Sindicatos dos Empregados no Comércio de Cuiabá, Rondonópolis, Sindicato das Secretárias de Mato Grosso, Sindicato dos Empregados em Turismo de Cuiabá e Sindicato dos Empregados Hoteleiros de Várzea Grande.

Não foi fácil criar a Entidade. Por motivos políticos um grupo de advogados entraram com ação na justiça e conseguiram liminar suspendendo a criação da Federação. Mas logo em seguida conseguimos derrubar a liminar e no mérito da questão foi dado ganho de causa a nossa Federação, onde hoje é a única representante dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Mato Grosso.

A primeira Convenção Coletiva de Trabalho, abrangendo todo o Trabalhador inorganizado no Estado de Mato Grosso foi no ano de 1996, com data base em 1º de março. Foi um grande marco para o Sindicalismo de Mato Grosso, sendo a 1ª CCT celebrada que abrangia todo o Estado.

O principal objetivo da atual administração é lutar para preservar os direitos dos Sindicatos e dos trabalhadores e seus empregos.

A FEDERAÇÃO DOS COMERCIÁRIOS DE MATO GROSSO cresce a cada dia na luta por melhores condições de trabalho. Entre as maiores reivindicações da Federação, hoje, estão a humanização do domingo, descanso nos feriados e o fim da carga horária excessiva dos funcionários, e o fim da informalidade, que está à margem dos impostos e da previdência social e caracteriza ma atividade contra o emprego e o produto legal, bem como, o fortalecimento dos Sindicatos filiados.

O FECMT representa os Sindicatos e os Trabalhadores na luta pelos seus direitos, nas convenções coletivas, e pela qualificação da categoria, permanentemente. Oferece todo o suporte necessário à manutenção do seu emprego no comércio, desde a denúncia da inadequação do ambiente de trabalho até a garantia do cumprimento de todos os seus direitos trabalhistas.
A FECMT é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.

Sitevip Internet